SEMENTEIRA

Notícias colhidas de hortas urbanas e periurbanas, familiares, privadas, públicas e comunitárias

Alface no telhado

Deixe um comentário

IMG_0555IMG_0553IMG_0557IMG_0551Alface no telhado

Provavelmente você não sabe, mas existe uma horta no teto do Shopping Eldorado, localizado em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo. Uma verdadeira ilha verde refresca a paisagem cinzenta da cobertura do shopping. Em meio a máquinas e tubulações, despontam belos pés de alface, jiló, berinjela… Atualmente, a horta tem mil metros quadrados, mas o objetivo é preencher os 9.800 metros quadrados da cobertura do shopping com legumes e hortaliças. As 200 berinjelas colhidas na última safra renderam saborosas refeições aos funcionários, que ainda estão aprendendo a fazer chás com as ervas da “farmácia viva” cultivada ali mesmo, no ambiente de trabalho.

A origem da horta orgânica não podia ser mais irônica: provem dos resíduos da praça de alimentação do shopping. Dez toneladas de comida desprezada são transformadas, todo mês, em composto orgânico, através de um processo de compostagem acelerada. Desenvolvida após 25 anos de pesquisa pelo Centro de Estudos Bioideias, uma enzima secante acelera o processo de composição, além de tirar o odor e esterilizar o material orgânico, que também é misturado a serragem de madeira certificada. Em dois dias na unidade compacta de processamento, todo o resíduo virou um belo material amarronzado, parecido com terra. É esta compostagem que preenche os canteiros do telhado. O programa, que completou um ano, foi implantado e é mantido pela empresa Projeto Compostagem. Quando todo o teto estiver verde, a expectativa é de que a temperatura no interior do shopping diminua cerca de 1 grau, aumentando a sensação de conforto e economizando o sistema de refrigeração.

Anúncios

Autor: fedanelon

Sou jornalista e fotógrafa e, após atuar como repórter e editora na MTV, TV Cultura, Band, Metro Jornal e Revista Trip, hoje trabalho de forma independente, cobrindo os temas de agroecologia e segurança alimentar. Ultimamente tenho me dedicado à implantação do Instituto Guandu, que realiza coleta sustentável, compostagem, horta urbana e ecogastronomia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s