SEMENTEIRA

Notícias colhidas de hortas urbanas e periurbanas, familiares, privadas, públicas e comunitárias

Nasce uma horta

12 Comentários

IMG_3798IMG_3816
São nove da manhã de domingo, dia 28 de abril de 2013. Mais uma horta começa a nascer em São Paulo.  Cerca de 40 pessoas se reúnem no jardim suspenso do CCSP – Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro – para implantar a sexta horta comunitária criada no último ano na cidade. Alguns hortelões entraram em contato com o pessoal do CCSP, que prontamente aceitou ajudar a retomar a extinta horta que havia nos canteiros suspensos. O viveiro Manequinho Lopes, do Parque do Ibirapuera, doou mudas e composto orgânico. E cada hortelão ajudou um pouco, contribuindo cada um à sua maneira – com talentos e disponibilidade diversos – a materializar um belo canteiro de ervas e hortaliças em um dos mais emblemáticos centros culturais de São Paulo.
IMG_3804IMG_3768

Teve quem levou sementes crioulas, outros trouxeram mais mudas cuidadosamente cultivadas em casa. Muitos contribuíram para o colorido e delicioso café da manhã coletivo, enquanto o pessoal chegava munido de ferramentas, chapéu e bota. Alguns gostam de ficar descalços e todos saem invariavelmente bronzeados e suados – agrofitness em plena metrópole!

IMG_3772IMG_3940

Eu enchi o carro de palha e folhas secas, e me senti uma verdadeira guerrilheira a caminho do CCSP. Senti orgulho de ter nascido na avenida Paulista e não precisar fugir da cidade no final de semana para me sentir conectada com a natureza.
IMG_3901IMG_3773
IMG_3842IMG_3855
Como diz o agrônomo agroecológico Clovis Oliveira: “A melhor colheita da horta urbana é a mobilização social.”

IMG_3920IMG_3925

MUTIRÕES FIXOS EM SÃO PAULO:
1. Horta das Corujas (próximo à Av. das Corujas, Vila Madalena) – todos os finais de semana alternando sábados e domingos a partir de 10h.
2. Horta do Ciclista (Av. Paulista entre Bela Cintra e Consolação, canteiro central) – primeiro domingo do mês, a partir de 12h.
3. Horta da Vila Pompeia (Rua Francisco Bayardo, perto da Av. Pompeia) – todo domingo a partir de 10h30, com café da manhã comunitário.
4. Horta da Vila Anglo (Praça Antonio Resk, perto da Rua Heitor Penteado) – todo sábado a partir de 10h e terças 9h.
5. Horta do CCSP (Centro Cultural São Paulo, metrô Vergueiro) – último domingo do mês a partir de 9h com café da manhã comunitário.

Fotos: Pops Lopes e Fernanda Danelon

Anúncios

Autor: fedanelon

Sou jornalista e fotógrafa e, após atuar como repórter e editora na MTV, TV Cultura, Band, Metro Jornal e Revista Trip, hoje trabalho de forma independente, cobrindo os temas de agroecologia e segurança alimentar. Ultimamente tenho me dedicado à implantação do Instituto Guandu, que realiza coleta sustentável, compostagem, horta urbana e ecogastronomia.

12 pensamentos sobre “Nasce uma horta

  1. Parabéns pela divulgação desses eventos. Que as pessoas aprendam recuar um passo no consumismo para que nossos herdeiros possam desfrutar desta linda bola azul.

  2. Muito em breve, uma horta no Butantã 🙂

  3. Muito Bom, Fernanda. Vou divulgar !!

  4. Gracias, Cecilia! #tamojunto!

  5. que legal, agora tenho um lugar certeiro para acompanhar tudo que anda acontecendo na cidade nesse tema que tanto gostamos! quando quiser fazer um post sobre horta em vasos, conte comigo! bjos e muitas colheitas.

    • …tô querendo é fazer um ensaio sobre as hortas nas calçadas, tô de olho na sua, tão linda! 😉

      aliás, sugestão: peça ao jardineiro para cobrir a terra da horta na calçada com a grama cortada! vai manter a umidade, evita o solo compactado e ainda acaba sendo absorvido como adubo!

  6. Que demais! Quero combinar de ir com você, acho muito muito legal isto. Um beijo grande

  7. oi sou de guarulhos vce tem algo pra nossa regiao .trabalho num posto de saude aqui tento manter uma horta comunitaria ….adoro .e estou fazend curso tec de meio ambiente ….parabens pelo seu trabalho ..

  8. Parabéns pelas belas palavras. Adorei seu trabalho pois me interesso muito pelo assunto “cuidadores do meio ambiente” . Tenho feito cursos de jardinagem, horta e orquídea e o próximo será de paisagismo com isso serei uma multiplicadora também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s